Last updated on 06-set-2023
Valência é uma bela cidade costeira da Espanha, a terceira mais populosa do país. É famosa por ser o berço da paella, o delicioso prato de arroz e um conhecido exemplo da culinária espanhola. É fácil encontrar muitos restaurantes que servem paella, bem como fideuá (prato de preparo semelhante, mas usa macarrão em vez de arroz), desde experiências sofisticadas até balcões de comida para levar e bancas de mercado. Além dessas, muitas outras delícias gastronômicas (salgadas e doces) aguardam nesta charmosa metrópole, mas há muito mais para descobrir!
Visitamos Valência pela primeira vez em uma viagem de carro saindo de Lisboa e estamos compartilhando aqui algumas dicas e atrações favoritas. 🙂
A cidade tem uma longa história. Foi fundada pelos romanos em 138 aC e posteriormente ocupada pelos mouros (árabes) no século VIII até a conquista cristã aragonesa em 1238, quando a cidade se tornou a capital do Reino de Valência. Posteriormente, os reinos ibéricos foram unidos e só muito mais tarde que o país da Espanha como o conhecemos hoje foi formado. Passados impérios, reinos e guerras, o comércio sempre foi uma atividade importante na cidade devido à sua localização. Diferentes influências e culturas estão representadas em sua arquitetura, culinária, festas e tradições.
Valência impressiona com uma mistura de arquitetura moderna e charme histórico, um sistema de trânsito abrangente e um terreno plano muito fácil de percorrer a pé (bicicletas são outra ótima maneira de explorar a cidade). Dirigir e estacionar pode ser mais complicado, mas parte da diversão é explorar as áreas históricas a pé, ver as atrações no nosso ritmo e aproveitar as muitas surpresas que encontraremos pelo caminho.
Ama o mar? Valência fica na costa sudeste da Espanha e oferece uma longa extensão de praias de areia fina e clara (a nossa favorita é Platja de la Patacona ou Praia Patacona), um belo calçadão ao longo da costa e muitos restaurantes, cafés e bares na área, incluindo o populares bares/restaurantes à beira-mar chamados chiringuitos. Também possui o quinto porto marítimo mais movimentado da Europa e o porto mais movimentado do Mediterrâneo, para transporte de cargas e passageiros.
Uma das características que mais gostamos em Valência é o belo Jardim do Rio Turia, um dos maiores parques urbanos da Espanha. Percorre a cidade oferecendo nove quilómetros de espaços verdes, faixas para caminhar e para ciclistas, zonas de lazer e desportivas, parques infantis, jardins, espaços interiores/exteriores para eventos e áreas tranquilas onde se pode relaxar. O parque foi construído no antigo leito do rio Turia depois deste ter sido desviado para evitar as inundações persistentes na cidade. Podemos chegar ao parque através de várias entradas e também usar uma das 18 pontes para atravessá-lo. Cada ponte possui um estilo diferente e tem seu próprio charme. Adoramos este parque porque, além da beleza, é muito acessível/agradável para os locais (e visitantes!), já que você nunca está muito longe dele em qualquer ponto da cidade. O parque também liga muitos dos museus e monumentos da cidade, localizados em ambas as margens.
Outra característica marcante é o complexo La Ciutat de les Arts i les Ciències, conhecido simplesmente como “La Ciutat”. Este conjunto de edifícios futuristas na parte final do Jardim Turia inclui um museu de ciências, um centro de artes cénicas, um enorme aquário, uma passarela ajardinada (o Umbracle), um teatro IMAX, alguns restaurantes/cafés e muito mais. É um lugar incrível para caminhar (ou andar de bicicleta), apreciar a beleza e os espaços únicos e aproveitar as muitas exposições, apresentações, eventos e muito mais.
Se você entende um pouco de espanhol, pode ficar meio perdido por lá. Isso porque Valência é na verdade uma cidade bilíngue, com muitas pessoas falando espanhol e valenciano. Muitas placas e nomes de empresas estão apenas em valenciano, mas o espanhol é amplamente falado. Ambos os idiomas são usados em prédios públicos, pontos de interesse, etc., e também conseguimos nos comunicar em inglês para serviços e informações turísticas.
Esperamos voltar com frequência e adicionar mais detalhes à medida que descobrirmos mais desta cidade incrível!
- La Ciutat de les Arts i les Ciències / Ciudad de las Artes y las Ciencias – Complexo de ciência e entretenimento com arquitetura única e moderna, situado no segmento final do Jardim do Rio Turia.
- Museu de les Ciències Príncipe Felipe – Museu de ciências com exposições interativas.
- Hemisfèric – teatro IMAX e 3D com exibições especiais.
- Palau de les Arts – Centro cultural e de artes cênicas com ópera, teatro, recitais e muito mais.
- L’Oceanogràfic – Aquário de Valência.
- Jardí del Río Turia (Parque ou Jardim do Rio Turia) – Parque urbano de nove quilômetros (5,5 milhas) de extensão, construído no antigo leito do rio Turia.
- Porta de la Mar – Belo arco, uma réplica de um portão histórico da cidade, presta homenagem às vítimas da guerra civil espanhola.
- Mercat de Colón (Mercado de Colón) – Grande mercado de 1916, restaurado e transformado em um centro comercial e gastronômico. Aberto diariamente. Domingo a Quinta, 7h30 às 2h. Sexta e Sabado, 7h30 às 3h.
- Plaça de l’Ajuntament (Praça da Prefeitura ou Câmara Municipal) – Grande e movimentada praça principal com uma bela fonte, rodeada por edifícios históricos, cafés, bares e restaurantes.
- Mercat de Russafa (Mercado de Russafa) – Mercado tradicional com cerca de 160 bancas que oferecem produtos locais, carne, queijo, frutos do mar e muito mais. Aberto de segunda a sábado, das 7h30 às 15h. Fechado aos domingos. O bairro Russafa (ou Ruzafa), onde fica o mercado, é uma zona histórica de raízes árabes, atualmente conhecida pela sua animada vida noturna com muitos bares e restaurantes.
- Porta de Serrans / Torres de Serranos – Imponentes torres de estilo gótico consideradas a entrada oficial da cidade na época em que foram erguidas, e fazem parte das antigas muralhas construídas no final do século XIV.
- Sant Nicolau de Bari i Sant Pere Màrtir – Igreja católica de estilo gótico, às vezes chamada de “Capela Sistina de Valência”, com um interior barroco ornamentado, incluindo afrescos dourados e no teto.
- Torres de Quart – Torres góticas defensivas gêmeas que faziam parte das antigas muralhas da cidade, construídas no início do século XV.
- Mercat Central (Mercado Central) – Aclamado como o maior mercado de produtos frescos da Europa com mais de 300 vendedores, este emblemático edifício modernista certamente impressiona. A construção original é de 1914, no mesmo local onde funcionava anteriormente um mercado ao ar livre desde 1839. O mercado, uma das principais obras do estilo Art Nouveau valenciano, foi recentemente reformado/restaurado para melhor abrigar a grande variedade de alimentos e outros produtos, e o grande fluxo de compradores e visitantes. Aberto de segunda a sábado, das 7h30 às 15h. Fechado aos domingos.
- Llotja de la Seda / La Lonja de la Seda (A Bolsa da Seda) – Construída entre 1482 e 1533, esta instalação, considerada Patrimônio da Humanidade pela UNESCO, foi originalmente usada para o comércio de seda. As estruturas grandiosas ilustram as riquezas medievais da cidade com elaborados mosaicos e entalhes.
- La Finca más Estrecha de España (A Fachada Mais Estreita da Espanha) – apenas um local interessante para ver na cidade velha. A fachada original do edifício tem apenas 107 cm (42 polegadas) de largura, e o que costumava ser o estreito edifício de 5 andares pode ser visto da rua, espremido entre outros dois edifícios. No interior, o espaço foi combinado com o edifício ao lado, e apenas o aspecto exterior se mantém.
- Plaça/Plaza de la Reina – Praça encantadora e icônica no centro da cidade velha, cercada por restaurantes, cafés e lojas, e perto da catedral.
- El Micalet / El Miguelete – O alto campanário (torre do sino) octogonal da Catedral de Valência, com mais de 50 m (164 pés) de altura. Suba os 207 degraus e seja recompensado com vistas panorâmicas da cidade.
- La Seu de València (Catedral de Valência) – Bela igreja dedicada à Assunção de Maria, cheia de história e impressionante arte sacra. Erguida sobre um antigo templo romano que depois foi uma mesquita, a catedral é uma construção em estilo gótico, embora preserve muitos elementos de diferentes épocas. Além de guardar algumas das mais importantes peças de arte do primeiro Renascimento espanhol, a igreja também guarda o Santo Cálice (o Santo Graal de Valência), uma relíquia considerada o vaso usado por Jesus na última ceia.
- Plaça de la Verge (Praça da Virgem = Maria) – Praça movimentada, onde fica a Fonte Turia, cercada por edifícios históricos icônicos e cafés ao ar livre. A entrada principal da catedral fica na mesma praça.
- Jardins del Real / Vivers (Jardins Reais) – Parque urbano paisagístico mais tranquilo, ancorado por uma grande fonte, com esculturas, um jardim de rosas e passagens arborizadas para caminhadas. Também abriga o Museu de Ciências Naturais de Valência.
- Platja de la Patacona (Praia de Patacona) – Bela praia com uma larga extensão de areia clara. A área circundante parece bem desenvolvida, com edifícios de construção mais recente. Está mais longe do centro da cidade (Malva-rosa, Cabanyal e Las Arenas são praias mais próximas, no caminho de volta à cidade), mas também oferece restaurantes, bares, cafés e lojas, além de muitas instalações esportivas. Gostamos pelo ar moderno (e mais sofisticado) e por estar mais afastada do porto, o que melhora as vistas.
Tem algum favorito em Valência para sugerir ou tem alguma pergunta? Fale com a gente nos comentários! 🙂
Está curtindo o conteúdo? Contribua com um “cafezinho” e ajude a manter o blog!