Last updated on 20-jan-2025
É janeiro e o clima frio em Toronto me faz sonhar com viagens para destinos com climas mais quentes e algumas delícias com sabor de férias! Um prato que eu experimentei durante a nossa primeira viagem ao Havaí foi Poke (peixe ou frutos do mar crús marinados), e foi uma opção de refeição frequente por lá.
Enquanto estavámos em Oahu, comemos Poke em restaurantes, traillers / food trucks e também comprados pelo peso em supermercados. Encontramos alguns locais e sabores favoritos, mas sempre estava fresco e delicioso, e a variedade de peixes, frutos do mar e temperos foi incrível!
De volta a Toronto, experimentei alguns dos lugares de Poke que estavam aparecendo pela cidade por um tempo, mas nenhum deles foi tão bom como o original no Havaí. Talvez faltem as palmeiras e mar por perto, então decidi fazer Poke em casa para poder ter a nossa combinação favorita de peixe, temperos e complementos quando bater a vontade.
Poke é diferente de ceviche porque não leva suco cítrico na marinada para “cozinhar” o peixe e o sabor é mais próximo do sushi. Atum e salmão são nossas escolhas preferidas para este prato e normalmente disponíveis nos mercados de peixe. Eu também vi outros tipos de peixes, camarão cozido, caranguejo, polvo e outros moluscos usados, e até algumas opções vegetarianas, então há algo para todos os gostos.
Poke é uma refeição leve e deliciosa. Quem curte sushi provavelmente vai amar comer os ingredientes dos rolinhos em um formato diferente!
Acho que fazer um self-service de Poke (com arroz e outras bases, opções de peixe / frutos do mar, e complementos) pode ser uma ótima opção para uma festinha informal ou luau havaiano. É só adicionar uns petiscos e sobremesas mais tropicais pra completar um cardápio super aloha. 😉
Os poke bowls não contêm glúten e também podem ser adaptados para low-carb trocando a base de grãos por arroz de couve-flor ou salada.
Ao comprar peixe para Poke, é importante confirmar se o mesmo é próprio para ser consumido crú (próprio para sushi ou sashimi). Aqui estão duas ideias fáceis para curtir um pouco do Havaí em casa.
Poke Bowls
Ingredientes
Base do poke
- Arroz de sushi cozido, arroz integral ou quinoa. Para a opção low-carb, use arroz de couve-flor ou salada.
Ideias de complementos/coberturas
- Cebolinha cortada em fatias finas, abacate em cubinhos, manga em cubinhos, tempero furikake, alga nori picada, cebola frita, pepino fatiado ou em cubinhos, rabanetes fatiados, chips de taro, edamame cozido no vapor, etc.
Poke de Salmão
- 500 g Salmão (filé/filete) próprio para consumir crú, sem espinhas e pele
- 3 colh. sopa Maionese
- 1 colh. sopa Sriracha molho picante (ou mais a gosto)
- 1 colh. sopa Tobiko ovas de peixe (opcional)
Poke de Atum
- 500 g Atum (bife ou lombo) próprio para consumir crú, sem espinhas e pele
- ¼ xíc. molho de soja shoyu, pode ser com baixo teor de sódio ou tipo tamari (sem glúten), ou mais a gosto
- 1 colh. sopa óleo de gergelim (sésamo)
- 1 colh. sopa sementes de gergelim (sésamo) tostadas ou pretas
Modo de Fazer
Montar os Bowls
- Corte o peixe em pedacinhos (1-1.5 cm), coloque em uma tigela grande e misture bem com os temperos de cada tipo de poke.
- Cubra e deixe marinar na geladeira (frigorífico) por pelo menos 30 minutos.
- Coloque arroz cozido morno (não quente) ou outro ingrediente base em bowls individuais e adicione uma porção de peixe marinado por cima.
- Adicione os complementos/coberturas de sua escolha e está pronto a saborear!