Last updated on 03-dez-2020
Olá, pessoas! Talvez já saibam que eu nasci e cresci em uma cidade costeira chamada Vitória, na região sudeste do Brasil, antes de mudar para o Canadá com os meus “20 e poucos” anos. Eu não vou com frequência ao Brasil, e ao mesmo tempo que gosto de experimentar sabores diferentes e culinárias de outro países, ainda cozinho comida brasileira em casa com alguma regularidade.
Um dos pratos tradicionais do meu estado natal é um ensopado de peixe chamado “Moqueca”. Toda vez que faço moqueca, viajo no tempo e no espaço com lembranças da praia e a brisa suave do oceano! O prato é delicioso e muitas vezes sirvo quando recebemos visitas em casa. Outros brasileiros adoram, e amigos de outros países parecem gostar tanto quanto os “brasucas”.
Então, quero compartilhar minha versão da receita aqui. É um pouco diferente das moquecas que minha mãe faz porque inclui o azeite de dendê (óleo/gordura de palma) e o leite de coco, que não são utilizados no meu estado natal (Espírito Santo). Estes dois ingredientes são comuns na terra natal do maridão – a Bahia, então minha receita é uma mistura da tradição baiana (da bahia) e capixaba (do Espírito Santo). Eu acho que é uma ótima combinação.
Para quem não come peixe ou camarão, ou topa provar uma alternativa, veja as observações abaixo para fazer moqueca vegetariana ou vegana.
Experimente e volte pra me contar!
Moqueca “Baiaxaba”
Ingredients
Moqueca
- 800 g peixe filés (sem osso) ou postas de badejo, robalo, pescada ou outro peixe com sabor suave, congelados ou frescos
- 400 g camarão médio ou grande (60/80 por kg), já descascado e limpo (opcional)
- ¼ xíc. suco de limão
- 700-800 g tomates frescos, picados em quadradinhos pequenos
- 2 cebolas médias, picadinhas
- 4 dentes alho picadinhos ou esmagados, 3 para o molho + 1 para temperar o peixe
- ¼ xíc. azeite de dendê (óleo ou gordura de palma) ou azeite ou óleo de coco + ½ colh. chá de páprica para dar cor
- 600 ml leite de coco
- ½ xíc. coentro fresco, picado
- sal e pimenta do reino a gosto
Pirão
- caldo de peixe ou caldo da moqueca
- farinha de mandioca até dar ponto
Instructions
Moqueca
- (Se o peixe e/ou o camarão estiverem congelados, descongele com e remova o excesso de água) Tempere o peixe com o suco de limão, uma boa pitada de sal, pimenta e 1 dente do alho esmagado. Tempere o camarão só com sal e pimenta. Mantenha na geladeira até o momento de usar.
- Pique as cebolas, pique ou amasse o alho e corte os tomates em quadradinhos pequenos. Reserve.
- Em fogo médio-alto, aqueça o azeite de dendê em uma panela grande e larga (panela de barro ou de metal). Adicione as cebolas e cozinhe até ficarem macias, adicione o alho e cozinhe por mais um minuto. Adicione um pouco mais da metade dos tomates picados.
- Adicione o peixe, espalhando em uma camada sobre os tomates na panela. Espalhe o camarão (se for usar) por cima do peixe.
- Cubra com o resto dos tomates. Adicione o leite de coco, distribuindo sobre os ingredientes. Empurre os pedaços de peixe e os camarões para baixo delicadamente para mergulhar no leite de coco e garantir que tudo irá cozinhar uniformemente. Espalhe por cima o coentro e ½ colh. chá de sal.
- Coloque a tampa e deixe ferver. Quando os pedaços de peixe e os camarões estiverem opacos (caldo fervendo por cerca de 3-5 minutos), está pronto. Desligue o fogo e sirva com arroz, pirão e um bom molho de pimenta (opcional).
Pirão
- Em uma panela à parte, separe um pouco do caldo da moqueca principal OU faça um caldo com uma cabeça do peixe ou um pedaço do filé (ou posta), usando uma parte do dendê, cebola, tomates e leite de coco da receita principal (tipo uma mini moqueca).
- Retire os ossos/espinhas (se tiver), desfaça o peixe para ficar em pedacinhos, adicione um pouco de água (se estiver muito seco) e ajuste o sal, se necessário.
- Leve ao fogo alto até ferver, abaixe o fogo e adicione farinha de mandioca (não é o polvilho, é a farinha que parece areia) aos poucos, mexendo sempre pra não empelotar, até engrossar e ficar cremoso. Se engrossar demais, adicione mais caldo (da moqueca). Retire do fogo e sirva com a moqueca e arroz.
Video
Notes
- Eu prefiro fazer a moqueca em uma panela de barro tradicional capixaba, mas outras panelas funcionam também.
- Tradicionalmente, o caldo do pirão é feito separado, usando uma cabeça de peixe, etc. Eu vou pela praticidade na minha cozinha, mas isso não sacrifica o sabor. Com essa quantidade de ingredientes, a moqueca produz bastante caldo, então dá para fazer o pirão a partir desse caldo (ou fazendo uma "mini-moqueca") em uma panela menor à parte. Nós adoramos pirão, então eu costumo fazer caldo extra para isso.
- Normalmente faço moqueca com peixes como badejo, robalo, pescada ou bacalhau fresco, mas bifes de atum (não muito grossos) também funcionam super bem. Uso filés em vez de postas porque não gosto de ficar tirando espinhas, mas fica ao gusto de cada um.
- Como não moro no Brasil, compro o azeite de dendê em lojas de produtos do Caribe ou da África (não compre o tipo “picante”). As lojas brasileiras também costumam ter, mas geralmente são garrafinhas menores. Se você não conseguir encontrar azeite de dendê, use óleo de coco ou azeite + páprica doce (ou coloral / urucum brasileiro) para dar cor.
- Faça moqueca vegetariana (sem peixe nem camarão) adicionando ovos e/ou vegetais para cozinhar no caldo. Fica parecendo uma Shakshuka.
- Faça moqueca vegana, substituindo o peixe e o camarão por pedaços de tofu firme, palmito, cenoura, abobrinha, couve-flor, ou outros vegetais de sua escolha em pedacinhos, ou banana da terra (fica mais adocicada).
- Sirva com arroz de couve-flor para uma opção de baixo carboidrato (low-carb).
- O prato tradicional, com pirão e arroz é uma refeição sem glúten.
Deve ficar uma delícia mesmo! ??
Fica muito bom, Susie! Com um pirãozinho então, nem se fala! ?