Bacalhau à Brás | Bacalhau com ovos e batata

Last updated on 17-set-2023

Amado em todo o país e além de suas fronteiras, este clássico português é muito popular em restaurantes e residências, tanto para portugueses quanto para estrangeiros. O nome “Brás” é supostamente o nome de seu criador, e diz-se que se originou no Bairro Alto, em Lisboa.

Bacalhau à Brás é uma mistura deliciosa de cebola refogada, bacalhau desfiado e batata frita, tudo unido com ovos, geralmente servido decorado com azeitonas pretas e salpicados com salsa fresca. É também um dos meus pratos de bacalhau favoritos. Confesso que é difícil resistir quando o vejo no cardápio de um restaurante, mas tento ser forte e pedir pratos diferentes, e descobri muitas outras opções deliciosas também.

Por mais que eu goste deste prato como está abaixo, também acredito que podemos fazer outros ingredientes “à Brás”(basicamente qualquer carne desfiada e / ou vegetais diferentes) cozinhando da mesma maneira com as cebolas, ovos e batatas, para saborear uma criação única com o que temos em mãos ou preferimos. Eu também compartilhei uma versão vegetariana incrível (Vegetais à Brás), que super vale a pena experimentar!

Como ex-colônia de Portugal, o Brasil manteve mais do que o idioma desses navegadores europeus. A influência na cultura e a culinária é muito significativa, e muitos pratos tradicionais portugueses já eram muito familiares enquanto eu morava no Brasil. Não me lembro da primeira vez que experimentei o Bacalhau à Brás, mas quando vi em restaurantes portugueses no Canadá e depois por todo o país quando começamos a visitar Portugal, eu reconheci essa delícia!

As visitas a Portugal (ou a um restaurante ou comemoração portuguesa) geralmente envolvem muita comida. A cozinha portuguesa é ao mesmo tempo familiar e variada, com algo para todos os gostos, bolsos e ocasiões.

Os ingredientes deste prato não são exóticos ou surpreendentes, mas essa combinação saborosa é muito mais do que a soma de suas partes. As batatas são extremamente comuns na cozinha portuguesa. Muitos pratos tradicionais incluem esse ingrediente na preparação, enquanto outros as servem como acompanhamento, junto com uma salada fresca ou outros vegetais. Não é incomum ver lugares que servem seus pratos acompanhados de arroz e batatas – uma sobrecarga tentadora de carboidratos!

O país tem o maior consumo per capita de peixes da Europa e está entre os quatro primeiros do mundo. Devido à sua posição privilegiada no Atlântico, à extensa costa e à indústria pesqueira bem desenvolvida, é conhecido pelos frutos do mar frescos e pelas inúmeras maneiras como preparam o bacalhau, o ingrediente português mais conhecido pelo mundo.

O bacalhau é encontrado principalmente seco e salgado. Os portugueses pescam e comercializam bacalhau desde o século XV, muito antes da invenção da refrigeração, e o sal tem sido usado para preservar o peixe desde então. O bacalhau seco precisa ficar de molho para remover o sal e reidratar antes de usá-lo.

Dizem que existem 365 pratos de bacalhau salgado, um para cada dia do ano, mas esse ingrediente é tão amplamente utilizado na culinária portuguesa que desconfio que existam ainda mais!

A cozinha portuguesa também possui influências mediterrâneas – demonstradas pelo amor ao azeite, pelo uso de verduras, legumes e ervas frescas, pães e outros ingredientes despretensiosos. Outras influências vêm das antigas colônias de Portugal em todo o mundo e dos primórdios do comércio de especiarias, que se manifestam principalmente na variedade de temperos usados em pratos doces e salgadas.

Mas, apesar do relacionamento próximo com o mar e seus sabores, os amantes de carne e vegetarianos também não ficarão desapontados com a comida. Portugal tem muitas opções tradicionais de receitas (ou possíveis substituições de ingredientes) para satisfazer todas as preferências alimentares e estilos de vida. É surpreendente que os portugueses tenham conseguido concentrar tanta variedade em um território relativamente pequeno, com cada região diferente do país oferecendo tradições distintas e combinações de ingredientes.

Pronto para fazer esse clássico em casa e levar seu paladar em uma viagem à Portugal?

Bacalhau à Brás

Hellen | VivaHappy.com
Apreciado em todo o país e além de suas fronteiras, este clássico português é muito popular em restaurantes e residências, tanto para portugueses quanto para estrangeiros.
Prep Time 10 minutes
Cook Time 15 minutes
Total Time 25 minutes
Course Prato Principal
Cuisine Portuguesa
Servings 4

Ingredients
  

  • 500 g bacalhau desfiado (em lascas ou migas) demolhado, sem pele e espinhas
  • 3 colh. sopa azeite
  • 1 cebola grande, cortada em fatias finas
  • 1 folha louro
  • 3 dentes alho descascados e picadinhos
  • 1 pitada pimenta vermelha ou calabresa em flocos (opcional)
  • 6 ovos
  • 2 colh. sopa leite ou água
  • 300 g batata palha ou mais/menos, a gosto
  • sal e pimenta do reino a gosto
  • ¼ xíc. salsa picada, para servir
  • azeitonas verdes ou pretas, para servir

Instructions
 

  • Desfie o bacalhau demolhado em pedaços pequenos, retirando espinhas que ainda encontre. (Isso pode ser feito com antecedência e o bacalhau pode ser mantido na geladeira por uns 2 dias para ser usado neste prato ou em outra receita de sua escolha que use bacalhau em pedaços pequenos)
  • Aqueça o azeite em uma panela grande, adicione a cebola e a folha de louro, e cozinhe em fogo médio até ficar macia e começar a dourar. Adicione o alho picado, flocos de pimenta (se for usar) e refogue por mais 1-2 minutos. Adicione o bacalhau desfiado e cozinhe por alguns minutos até ficar opaco. Ajuste o sal (se necessário) e adicione pimenta do reino a gosto.
  • Adicione metade da batata palha à panela e misture delicadamente para umedecer e aquecer.
  • Enquanto isso, bata os ovos levemente com o leite (ou água), tempere com uma pitada de sal e pimenta, e reserve.
  • Abaixe o fogo, retire a folha de louro da panela, adicione os ovos e deixe cozinhar lentamente, mexendo e misturando delicadamente ao bacalhau, mas sem deixar secar demais.
  • Quando os ovos estiverem mais opacos mas ainda cremosos, desligue o fogo, junte a batata palha restante e misture levemente. Essas batatas devem permanecer um pouco crocantes. Se quiser, reserve um pouquinho de batata para cobrir e servir.
  • Sirva imediatamente: salpique com um salsinha, decore com azeitonas e finalize com um fiozinho de azeite.
    Acompanhamento recomendado: uma salada de alface, tomate, cenoura ralada, cebola, etc.

Notes

  • Se ainda não estiver demolhado e pronto para cozinhar, coloque os pedaços de bacalhau (migas ou lascas) de molho na geladeira em um recipiente com água fria por 6 horas (ou durante a noite), trocando a água 1-2 vezes. Pedaços maiores de bacalhau deverão ficar de molho por mais tempo.
  • Os ovos do Bacalhau à Brás devem ser servidos ainda cremosos. Se cozinharem demais, viram "ovos mexidos com bacalhau" 😉
Keyword Bacalhau, Peixe, Sem glúten

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Avaliação da receita