Teriyaki Vegano Rápido e Fácil

Você já esteve em um restaurante japonês/asiático que serve pratos com molho Teriyaki (tipo um molho shoyo mais clarinho e cremoso)? Geralmente, os pratos no restaurante contém uma proteína de sua escolha, vegetais refogados e molho de teriyaki, servidos com arroz. Nós adoramos e frequentemente pedimos quando comemos fora.

É simples, mas muito gostoso, pode ser adaptado a diferentes preferências e restrições de dieta e preparado em casa em cerca de 10 a 15 minutos.

Quer provar? Confira a receita abaixo!

Teriyaki Vegano Rápido e Fácil

4 porções

  • 2 colheres de sopa de óleo de coco
  • 1 cebola grande, cortada em fatias finas
  • 3 dentes de alho picados
  • 250 g de cogumelos brancos frescos fatiados
  • 500 g de repolho fatiado fininho + 1 cenoura ralada
  • 3 xícaras de brotos de feijão
  • 1 pacote de tofu firme ou extra firme (cerca de 400 g)
  • Molho teriyaki comprador pronto (procure por produtos com menos carboidratos / sódio) ou use molho shoyu ou tamari (opção sem glúten)
  • Para servir – Molho shoyu ou tamari, pimenta calabresa, sementes de gergelim torradas e óleo de semente de gergelim a gosto (opcional)

Preparação

  1. Retire o tofu da embalagem, embrulhe com algumas folhas de papel toalha ou um pano de prato limpo, coloque em uma prato raso, cubra com um prato de sobremesa ou uma tábua pequena e coloque algo pesado em cima – como uma lata grande de molho de tomate, sacos de feijão, etc. O peso irá espremer e tirar um pouco da água do tofu, o que ajuda com que fique mais crocante ao cozinhar.
  2. Desembale o tofu e corte em cubos pequenos. Tempere com uma pitada de sal e 1 colher de chá de molho de soja ou tamari (opcional, mas faz com que o tofu fique mais saboroso). Adicione 1 colher de sopa do óleo a uma frigideira grande em fogo médio, adicione os cubos de tofu e cozinhe, mexendo a panela com frequência para virar os pedaços até dourar bem.
  3. Em fogo médio-alto, adicione a outra 1 colher de sopa de óleo a um wok ou uma frigideira grande. Adicione as cebolas e refogue durante 1-2 minutos, adicione alho e cogumelos e cozinhe até que os cogumelos fiquem macios. Adicione a mistura de repolho e os brotos de feijão, e cozinhe por 2-3 minutos até que os vegetais tenham amolecido um pouco, mas ainda tenham um pouco de textura. Se necessário, adicione 1-2 colheres de sopa de água para ajudar a cozinhar os vegetais.
  4. Para servir, coloque uma porção de arroz cozido (branco ou integral) no prato, cubra com 1/4 dos vegetais cozidos e do tofu, despeje um pouco do molho de teriyaki por cima (a gosto, mas cuidado com o sal), e depois adicione a pimenta, as sementes de gergelim e uma 1/2 colher de chá de óleo de gergelim (se estiver usando). Bom apetite!

NOTAS:

  • A receita acima é vegana, usando tofu como a proteína, mas pode ser feita com frango ou carne cortados em pedacinhos, filés de salmão grelhado, etc.
  • Os vegetais podem ser variados, dependendo do que está na geladeira ou dos favoritos da família. Algumas opções para adicionar ou substituir são: bok choy (acelga chinesa ou repolho chinês), brócolis, ervilha de vagem, pimentões, brotos de bambu, etc.
  • Para reduzir os carboidratos, sirva com arroz de couve-flor ou uma mistura de partes iguais de arroz com quinoa
  • Dependendo do molho utilizado, esta receita também será sem glúten. Verifique os ingredientes no rótulo para ter certeza.

Deixe uma resposta