Strogonoff Vegano

Olá pessoas!

Strogonoff (ou stroganoff) é um dos meus pratos favoritos desde que me entendo por gente. É muito comum no Brasil, e já vi e experimentei muitas variações / receitas diferentes. Adorava quando minha mãe fazia, e geralmente era reservado para refeições mais especiais. Foi uma das primeiras receitas que aprendi nas minhas aventuras na cozinha, e que aos poucos adaptei e comecei a fazer do meu próprio jeito.

A receita que eu costumava fazer incluia creme de leite (em lata ou fresco) e carne ou frango, então quando encontrei essa versão sem lactose eu estava meio incrédula, mas a textura e o sabor do creme são tão surpreendentes e os cogumelos ficam tão saborosos que não sinto falta alguma da carne ou do creme de leite! Eu também quero mencionar que não somos veganos e nem mesmo vegetarianos, mas estamos tentando limitar nosso consumo de alimentos de origem animal, e essa é uma maneira deliciosa de fazer isso. O maridão gostou tanto que agora prefere essa receita em vez da versão com creme de leite.

Esse strogonoff é muito fácil de fazer e uma ótima opção para a #segundasemcarne, para servir num jartarzinho em família ou com amigos. Espero que você experimente volte para nos contar o que achou. 🙂

Strogonoff Vegano

Ingredientes:

  • 1 colher de sopa de óleo de coco
  • 1 cebola média (picada)
  • 3 dentes de alho (picados)
  • 500g de cogumelos cremini ou paris (cortados ao meio)
  • 1 xícara (250 ml) de castanhas de cajú cruas (coloque de molho na água fria por 1h)
  • 1 lata (400 ml) de leite de coco
  • 1/3 xícara de molho de tomate
  • 2 colheres de chá de páprica defumada
  • 1 colher de chá de mostarda dijon
  • Suco de 1/2 limão (opcional)
  • Sal e pimenta do reino (a gosto)

Modo de fazer:

  1. Aqueça o óleo de coco em uma panela grande. Adicione as cebolas e refogue por 2-3 minutos. Adicione o alho e cozinhe por mais 2 minutos.
  2. Adicione os cogumelos e refogue por alguns minutos até ficarem mais corados e murcharem um pouco. Tempere com uma pitada generosa de sal e pimenta do reino a gosto (opcional).
  3. Enquanto isso, no liquidificador, bata as castanhas de cajú escorridas com o leite de coco até ficar liso e cremoso.
  4. Adicione a páprica, o molho de tomate e o creme de castanha de cajú aos cogumelos na panela, e deixe cozinhar em fogo baixo por cerca de 5 minutos.
  5. Adicione a mostarda e o suco de limão, prove o tempeiro e ajuste se necessário. Está pronto!

Notas:

Os brasileiros gostam de servi-lo com arroz branco e batata palha, mas o stroganoff também pode ser servido sobre macarrão cozido. Para uma opção baixa em carboidratos, sirva com arroz de couve-flor e uma salada ou macarrão de abobrinha.

Cogumelos mistos, palmito picado ou “carne” vegetal em cubinhos também funcionam bem para esta receita vegana.

O mesmo molho de stroganoff sem láctose pode ser usado com frango, carne ou camarão.

Deixe uma resposta