Sopa de Feijão com Tempero Indiano

Olá pessoas!

O inverno no Canadá me deixa com vontade de comer comidas quentinhas que aquecem a gente por dentro. Amo me aninhar com uma tigela de sopa cremosa ou um ensopado nesta época do ano, e feijões, ervilhas e lentilhas são ingredientes perfeitos para este tipo de prato. Quando vamos a restaurantes indianos, muitas vezes eu como um curry Punjabi vegetariano de feijão chamado Dal Makhani, e sempre parece ficar um pouquinho diferente toda vez que eu peço, com alguns sabores mais sutis ou mais pronunciados.

Eu encontrei várias receitas deste prato na internet e, em geral, ele leva bastante tempo para se preparar, então fiquei inspirada para tentar criar uma receita fácil, incluindo alguns dos mesmos elementos. Embora não seja autêntica, minha versão abaixo leva apenas uma fração do tempo de preparo usando a panela de pressão elétrica e também fica muito gostosa.

Se você gosta de temperos indianos ou gosta de explorar e expandir seu paladar com especiarias interessantes, faça essa sopa cremosa e volte pra me contar o que achou. 😉

Sopa de Feijão com Tempero Indiano

5-6 porções

Ingredientes:

  • 2 xícaras de feijãozinho preto indiano (também chamado de lentilha preta ou vigna mungo)
  • 8 xícaras de água
  • 1 tablete de caldo de legumes
  • 4 dentes de alho, picados
  • 1 colher de sopa de gengibre fresco picadinho
  • 1 1/2 xícara de tomate enlatado em cubos com pimenta (ou substitua a salsa mexicana, se for mais fácil de encontrar)
  • 3 colheres de sopa de ghee ou manteiga comum (use o azeite para sopa vegana)
  • 1 1/2 colheres de sopa de tempero indiano garala masala (ou a gosto)
  • 1/2 colher de chá de canela em pó
  • Sal e pimenta a gosto
  • 1/2 xícara de coentro fresco picadinho (opcional)

Preparação:

  1. Escolha e enxágue bem os grãos. Escorra e coloque na panela de pressão elétrica. Adicione água, caldo de legumes, alho e gengibre. Feche a tampa e a válvula de pressão, ajuste para 16 minutos em pressão alta.
  2. Quando o tempo acabar, deixe a panela fechada e aguarde 10 minutos (liberação natural da pressão). Em seguida, desligue a panela e gire a válvula para liberar a pressão restante. Retire a tampa e mexa bem para confirmar se os grãos estão cozidos por igual e não grudando no fundo.
  3. Mude para o modo “Refogar” e ajuste para baixo calor. Adicione os tomates e mexa para misturar. Deixe cozinhar por 3-5 minutos, mexendo com frequência.
  4. Enquanto isso, aqueça o ghee (ou manteiga ou azeite) em uma panela pequena. Adicione o tempero garam masala e a canela, aqueça mexendo com colher de pau até ficarem mais aromáticos (1-2 minutos), e sem deixar queimar. Adicione a mistura de especiarias ao feijão cozido na panela de pressão e misture bem.
  5. Cozinhe por mais 3-5 minutos para que as especiarias temperem bem o feijão, mexendo com frequência. Ajuste o tempero com sal e pimenta do reino a gosto, se necessário.
  6. Adicione o coentro picadinho, mexa e sirva com paratha ou pão indiano naan (eu encontro ambos prontos no supermercado, mas tem varias receitas na internet também). Bom apetite!

Deixe uma resposta