Sintra + Cascais – Guia de Viagem (Atualizado)

Ao viajar por Portugal e/ou passar algum tempo na área de Lisboa, não perca a oportunidade de fazer uma viagem de bate e volta para Sintra e Cascais. Se for dirigindo de Lisboa, ambas ficam a cerca de 30-40 minutos, mas também há excelentes opções para fazer a viagem usando transporte público ou pegar uma excursão.

Queríamos visitar as duas cidades no mesmo dia, então decidimos sair de Lisboa logo após o café da manhã e dirigir direto para Sintra. Já estava bem cheio quando chegamos lá, mas depois de rodar um pouco, conseguimos encontrar uma vaga de estacionamento na rua (pago no parquímetro) perto do Palácio Nacional, e começamos a explorar a cidade a pé. Se estiver visitando durante os meses de verão e de alta temporada, considere que vai estar super cheio de gente por lá e há pouco espaço pra estacionamento em Sintra, então o transporte público se torna ainda mais atraente.

O centro histórico da cidade de Sintra tem um cenário pitoresco de conto de fadas, escondido nas montanhas cobertas de pinheiros, e cativa os visitantes com luxuosas vilas e castelos encantadores, prédios ornamentados e jardins elaborados.

Nós conseguimos chegar andando na maioria das atrações que tínhamos planejado visitar, mas o relevo montanhoso e as distâncias meio longas podem ser bem difíceis e cansativos. Como uma opção, há muitos operadores particulares de carros/excursões e ônibus turísticos que fazem um circuito pela cidade. Com tarifas relativamente baixas, a rota de ônibus 434 liga a estação de trem ao centro histórico e depois sobe as colinas para chegar ao Castelo dos Mouros e ao Palácio da Pena, e a rota de ônibus 435 liga a estação à Quinta da Regaleira, ao Palácio de Seteais e ao Palácio de Monserrate.

Aqui estão os lugares que tínhamos no nosso itinerário e recomendamos:

  • Palácio Valenças
  • Fonte Mourisca
  • Palácio Nacional de Sintra
  • Casa Piriquita (experimente os tradicionais “travesseiros”)
  • Quinta da Regaleira e Poço Iniciático
  • Castelo dos Mouros
  • Palácio da Pena

À tarde, caminhamos de volta para o carro e dirigimos até a costa e Cascais. Antes de chegarmos ao centro da cidade, paramos na Boca do Inferno e passamos um tempo no mirante e nas rochas ao redor observando o poderoso oceano Atlântico. Em seguida, continuamos para o centro da cidade para encontrar estacionamento perto da Praia da Ribeira e explorar a pé.

Cascais é uma cidade à beira-mar localizada na área conhecida como Riviera Portuguesa, e tem muito o que se ver e fazer por lá! O que já foi uma pequena vila de pescadores e mais tarde favorecido pela realeza por causa da proximidade de Lisboa, é atualmente uma cidade movimentada, amada por seus moradores, e que atrai turistas de perto e longe para desfrutar de suas praias agradáveis, da arquitetura impressionante de edifícios e monumentos, e das ruas animadas do centro histórico.

Aproveite a beleza do local, dê um passeio pelo calçadão à beira-mar, e depois fique mais um tempo para experimentar a excelente culinária e a calorosa hospitalidade portuguesa nos muitos cafés e restaurantes da área, perfeitos para os longos dias de verão. Se não for dirigindo até lá, Cascais está conectada a Lisboa através de uma ferrovia com serviço barato e freqüente, e a viagem leva cerca de 30 minutos.

Na região de Cascais, as praias do norte tem o mar mais agitado e adequado para o surf, incluindo a praia do Guincho, uma das melhores praias de surf em Portugal, enquanto as praias ao leste – como Carcavelos – são muito mais tranquilas e melhores para nadar ou para famílias.

Infelizmente, não tivemos muito tempo nesse dia, mas adoramos o que vimos e aqui estão algumas recomendações:

  • Boca do inferno
  • Praia da Ribeira e calçadão
  • Palacio Seixas

A área em volta do Passeio Dom Luis I tem muito comércio, lojas/restaurantes locais e ruas para pedestres. Com tantas opções, é difícil selecionar um lugar para visitar. Queríamos refrescar um pouco e comer belisquetes em vez de um jantar pesado, então acabamos parando no Restaurante Pica Pica (R. Visconde da Luz), e ficamos felizes com a escolha. O ambiente casual e caseiro, o serviço amigável e a comida saborosa eram exatamente o que precisávamos depois de um longo dia fazendo turismo!

No caminho de volta, pegue a rota panorâmica, se possível. A estrada N6 corre ao longo da costa, proporcionando aos motoristas belas vistas do oceano e atravessando outras cidades agradáveis como Estoril (cassino famoso), Carcavelos, Paço de Arcos, etc. Quando chega em Lisboa (ver post), a mesma estrada passa perto da famosa Torre de Belem, do Padrão dos Descobrimentos, do Mosteiro dos Jerónimos, embaixo da Ponte 25 de Abril e vai até a Praça do Comércio. Show de visual pelo caminho!

Tem perguntas sobre Sintra e Cascais ou favoritos para compartilhar? Fale conosco nos comentários abaixo. 🙂

One thought on “Sintra + Cascais – Guia de Viagem (Atualizado)

Deixe uma resposta