Shakshuka

“Shakshuka” (ou Shakshouka) é prato feito com ovos, que são cozidos em um molho de tomate bem temperado e saboroso, e é super popular entre muitos grupos étnicos no Oriente Médio e Norte da África.

É um delicioso prato vegetariano tradicionalmente servido no café da manhã em vários países, mas eu gosto de servir para o brunch, almoço ou mesmo para o jantar. Eu já vi e testei algumas receitas diferentes, e agora eu posso compartilhar minha versão favorita: rápida, fácil, e “sem medidas exatas”.

Como preparar: Refogue uma cebola picada em um pouco de azeite, adicione alho picadinho e uma pitada de pimenta calabresa em flocos (opcional). Em seguida, adicione grão de bico cozido (pode ser enlatado ou cozido em casa), espinafre (ou couve cortada bem fininha), e seu molho de tomate favorito. Tempere com sal, pimenta do reino, cominho, ervas frescas ou secas a gosto. Cozinhe em fogo médio-baixo até engrossar um pouco. Adicione ovos para cozinhar no molho, tampe a panela, e cozinhe até chegarem ao ponto desejado. Por ser um prato completo, pode ser servido sem outros acompanhamentos, ou somente com pão sírio ou árabe (ou seu pão favorito).

É so isso! 🙂 Experimente e me conte o que achou!

Deixe uma resposta