Pão Baixo Carboidrato (Low-Carb / Keto)

Eu estou tentando limitar o meu consumo de carboidratos e glúten, mas eu AMO pão e estava sentindo muita falta do danadinho! Moramos a um quarteirão de 2 (DUAS!) padarias muito boas, e resistir a elas requer muita força de vontade. Então, eu estava procurando um pão de baixo carboidrato que fosse gostoso e fácil de fazer em casa para matar a vontade, e recentemente encontrei esta receita:

www.ketoconnect.net/recipe/best-keto-bread (Em Inglês)

Ingredientes

  • 1 1/2 Xic. Farinha de Amêndoas
  • 6 ovos separados
  • 4 colheres de sopa manteiga derretida
  • 3 colheres de chá de fermento químico em pó
  • 1/4 colher de chá de creme de tártaro (opcional)
  • 1 pitada de sal
  1. Aqueça o forno a 190C (medio-alto). Separe as claras das gemas, bata as claras em neve com o creme de tártaro (se usar). No processador de alimentos junte as gemas, manteiga, fermento, sal e farinha de amêndoas, misturando bem depois de cada adição. Junte 1/3 das claras em neve e misture rapidamente. Junte as outras 2 partes (uma por vez) e incorpore delicadamente. Despeje a mistura em uma forma de bolo Inglês untada. Asse por 30 minutos e faça o teste do palito para ter certeza de que está pronto. Bom apetite!

O pessoal do website “Keto Connect” diz que essa é definitivamente a melhor receita de pão baixo carboidrato na internet. Promessa séria, né? Então decidi tentar, e que bom que tentei, gente – Eu gostei muito dessa receita! Já fiz duas vezes em uma semana, e assistindo o vídeo na página deles certamente ajuda com os passos e o que esperar durante o preparo.

Na primeira vez, eu fiz seguindo exatamente a receita original, mas me senti meio “culpada” de comer pão “branco”, e fez falta ter um pouco mais de textura. Na segunda vez, eu substitui 2 dos ovos com o equivalente de “ovo” de linhaça (1 colher de sopa de linhaça moída + 3 colheres de sopa de água para cada ovo inteiro) e adicionei 1 colher de sopa de fibra de psyllium. Eu também tive que adicionar um pouco mais de água (cerca de 1/4 xícara) antes das claras batidas para chegar à mesma consistência da receita original, mas ainda assim ficou ótimo! E com mais fibra, a contagem final de carboidratos deve ser ainda mais baixa. Mais uma receita campeã pros arquivos! 🙂

O pão é leve e macio, torra bem, pode ser utilizado para sanduíches, e até mesmo moido para fazer farinha de rosca (se sobrar!). Pode guardar na geladeira em recipiente fechado por uns 10 dias. Estou gostando dele com manteiga, cream cheese, frios fatiados, etc. Muito bom!

Para as pessoas que podem achar que o pão fica com um pouco de “gosto de ovo”, aqui vai uma dica: Passe as gemas pela peneira empurrando com uma colher antes de usar (jogue fora a membrana que sobra). Adeus “gosto de ovo” e esse truque funciona bem para outras receitas de ovo também!

Mesmo achando que esse pão fica muito bom, ainda tenho dúvidas se é mesmo “o melhor” ou não. Eu acho que tenho muito o que cozinhar e testar antes que de ter certeza. Por enquanto, eu recomendo essa receita e espero que você experimente e me conte o que achou.

Boas aventuras na cozinha e Viva Happy!

Deixe uma resposta