Hambúrguer Fácil de Grão de Bico

Olá a todos! Estou sempre procurando receitas boas de hambúrguer vegetariano, pois é uma refeição vegetariana fácil para a #segundasemcarne ou qualquer outro dia da semana. Algumas receitas que eu experimentei no passado resultaram em hambúrgueres gostosos, mas a textura geralmente ficava muito macia, e eles amassavam no pão com cada mordida. Não era ideal.

Uma razão que incentiva a minha busca é que a maioria dos hambúrgueres vegetarianos que se encontra em restaurantes e supermercados são à base de soja. Por um lado, isso ajuda a melhorar a textura e possibilitar que os hambúrgueres sejam grelhados, mas eu prefiro não consumir produtos de soja com muita freqüência, então ficava meio sem opção de produtos prontos. Mas eu sou uma pessoa muito persistente, meus queridos seguidores, e eu amo um desafio! 🙂

Depois de pesquisar na internet por um tempo, encontrei uma receita que parecia promissora e decidi tentar, fazendo algumas alterações para usar ingredients que eu tinha em casa. No fim do experimento, os hambúrgueres ficaram super gostosos e com a textura semelhante a falafel (link de uma receita aqui), que eu AMO, mas sem a fritura. Pra mim, esses hambúrgueres ficaram TOP e espero que vocês gostem também!

Por favor, não desanimem com a lista de ingredients meio longa, pois é isso que faz com que eles fiquem tão saborosos! E os hambúrgueres são realmente muito fáceis de fazer. Se você estiver tentando limitar carboidratos ou glúten, evite o pão e/ou batatas e sirva com uma salada caprichada (uma salada grega como essa combina bem).

Eu ainda vou experimentar mais e encontrar outras combinações de tempeiros/especiarias para compartilhar. Se você tiver alguma idéia ou sugestão, eu adoraria recebê-las! Mas por enquanto, aqui vai a receita:

Hambúrgueres de Grão-de-bico

  • 1 3/4 xícara (de 250 ml) de grão de bico cozido (± 1 lata, escorridos e enxaguados)
  • 1/4 xícara de semente de linhaça + 1/4 xícara de água
  • 2 colheres de sopa de azeite
  • 2 colheres de sopa tahini (opcional)
  • Suco de 1/2 limão
  • 3 dentes de alho picados
  • 1 colher de chá de sal
  • 1/2 colher de chá de pimenta do reino
  • 1 colher de chá de cominho
  • 1 xícara de salsinha fresca picada
  • 2 colheres de sopa zaatar (mistura de tempeiros/especiarias do Oriente Médio)
  • 1 cebola pequena picada
  • 3/4 xícara de aveia em flocos (sem glúten)
  • 1/2 xícara de cenoura ralada

Para servir: pão de hambúrguer integral (opcional), alface, fatias de tomate, tzatziki (opcional pois contém iogurte, faça em casa com esta receita ou compre em lojas especializadas), molho de pimenta e fatias de picles (opcional, se nao encontrar pra comprar pronto, aqui vai uma receita).

  1. Pré-aqueça o forno a 230° C (forno alto). E forre uma assadeira grande com papel manteiga (ou unte bem).
  2. Em uma tigela pequena, misture a linhaça e a água. Deixe descansar.
  3. Ao processador de alimentos , adicione 1/2 xícara de grão de bico e triture até ficar cremoso.
  4. Adicione a mistura de linhaça com água, o azeite, o tahini, o suco de limão, o alho, o sal, a pimento do reino, o cominho e a salsinha e triture até ficar homogêneo.
  5. Adicione o resto do grão de bico, o zaatar, a cebola, a aveia e a cenoura ralada, e misture para combinar, mas deixando a mistura com pedacinhos de grão de bico visíveis ainda.
  6. Passe a mistura para uma tigela e divida em 4 porções (ou 5, dependendo do tamanho desejado). Usando as mãos molhadas, modele um hambúrguer com cada porção de massa e coloque na assadeira preparada.
  7. Asse por 20 minutos, retire a assadeira do forno e baixe a temperatura para 180° C (forno médio). Vire os hambúrgueres, coloque de volta no forno e asse por mais 40 minutos. Retire do forno e deixe esfriar por alguns minutos antes de servir.
  8. Cubra uma metade do pão (se for usar) com alface, fatias de tomate e fatias de picles (opcional). Na outra metade do pão, coloque tzatziki a gosto, molho de pimenta (opcional), e o hambúrguer. Sirva com uma salada ou batatas fritas /assadas.

Deixe uma resposta