Coimbra

Coimbra é uma formosa cidade ribeirinha, no centro de Portugal, que abriga uma cidade antiga medieval, muitos edifícios de diferentes períodos históricos e a famosa Universidade de Coimbra. Chegamos lá no início da noite e não tivemos a chance de conferir nenhuma das atrações nesse horário, mas a vista da cidade que nos recebeu ao atravessarmos o rio Mondego foi realmente encantadora.

Após o check-in, saímos para ver um pouco da cidade e procurar um lugar para jantar. Nós seguimos algumas recomendações e depois de subir algumas ladeiras e escalar uma série de degraus, chegamos a um pequeno restaurante de tapas chamado Maria Portuguesa. Nós decidimos ficar por lá, e como valeu a pena a “escalada”! Provamos alguns petiscos e o prato da casa, o  “Bacalhau em Cama Redonda” (confira minha versão da receita, inspirada nesta deliciosa refeição). A comida neste restaurante pode ser descrita como ingredientes simples com um toque criativo, e tudo o que comemos estava muito saboroso. Eles oferecem algumas opções para vegetarianos / veganos, o que não é muito comum em Portugal.

O próximo dia foi dedicado a explorar Coimbra. Descobrimos uma cidade cheia de prédios históricos e monumentos, mas também mostrando um lado animado e vibrante, em parte devido ao grande número de estudantes vindos de todo o país, de outras partes da Europa e do mundo, e também das pessoas amigáveis que vivem lá ou visitam este centro cultural.

Não faltam opçoes do que ver e fazer por lá, mas esteja preparado para muita subida e degraus íngremes. Aqui estão algumas das atrações que recomendamos:

  • Universidade de Coimbra
  • Paço das Escolas
  • Via Latina
  • Porta Ferrea
  • Biblioteca Joanina
  • Sé Nova
  • Praça do Comércio – com muitas lojas locais, bares e restaurantes
  • Igreja de São Tiago
  • Sé Velha
  • Igreja de Santa Cruz
  • Porta de Barbacã / Arco de Almedina

Tenha em mente que muitas das atrações têm horários de visita programados e cobram entrada, então verifique os guias de turismo e compre seus ingressos on-line, se possível, pois as filas podem ser longas. Recomendamos também um passeio pela margem do rio Mondego, e depois aproveitat para descansar da caminhada em uma das padarias e confeitarias espalhados pelo centro histórico – lugares perfeitos para se sentar e observar as pessoas, tomar um café, admirar o arredores e experimentar as especialidades locais (doces e salgados).

Tivemos outra refeição memorável em Coimbra, e queremos deixar também uma recomendação para o Restaurante Dona Taska. Eles servem tapas e pratos com sabores portugueses e mediterrâneos – o Bacalhau com Broa estava delicioso, e o Bife a Casa deixou nossos amigos impressionados! Há uma grande seleção de vinhos e sobremesas também.

Já esteve em Coimbra ou planeja ir? Faça perguntas ou deixe sugestões nos comentários abaixo. Gostaríamos muito de receceber suas mensagens! 🙂

Deixe uma resposta