Cheesecake Romeu e Julieta

O “Romeu e Julieta” ou Goiabada com Queijo, é uma combinação de sabores muito tradicional na culinária brasileira. Enquanto morava no Brasil, comia essa sobremesa simples com frequência, e ainda é uma das favoritas do meu pai também.

Queijo com frutas é uma combinação clássica, e nesse caso os sabores se complementam com perfeição. Seja queijo minas fresco ou outro que estiver na geladeira, goiabada de lata ou goiabada cascão comprada na feira, seja com ingredientes mais simples ou mais requintados, essa dupla é sempre bem vinda! E também inspirou muitas outras criações culinárias, como pãezinhos, tortas, bolos, aperitivos, sorvetes, e muitas outras delícias encontradas por todo o país e outros cantos do mundo.

De volta às minhas aventuras na cozinha, devo confessar que desde que vim para o Canadá, desenvolvi uma leve obsessão por cheesecakes. Adoro essa delícia de queijo cremoso e adocicado, e a crostinha que desmancha na boca. É uma das minhas sobremesas favoritas, e prefiro as que não são doces demais e têm um elemento de fruta.

Então pensei, que tal se juntasse esse favorito atual com um sabor tradicional da minha infância pra fazer um cheesecake “Romeu e Julieta” com cobertura de goiabada? Precisei de fazer alguns testes para ajustar a receita, mas agora este cheesecake tornou-se uma escolha frequente em casa e para eventos de amigos.

Aqui vai a receita. Experimente e volte pra me contar o que você achou!

Cheesecake Romeu e Julieta

12 a 16 fatias

  • 1 1/4 xícara de biscoitos maria moídos (cerca de 15 biscoitos, moídos no processador)
  • 1/4 xícara de manteiga derretida
  • 3 pacotes (250 g cada) de cream cheese Philadelphia, amolecidos (microondas em potência alta, 15 segundos por embalagem)
  • 1/2 xícara de açúcar
  • 2 colheres de chá de extrato de baunilha
  • 3 ovos
  • 400 g de goiabada
  • 1/2 xícara de água
  • 1 caixinha de creme de leite (opcional)

Modo de fazer

  1. Aqueça o forno a 165 ° C (325 ° F).
  2. Junte a manteiga com os biscoitos moídos e pressione no fundo (removível) de uma forma de 22 cm.
  3. Bata o cream cheese, o açúcar e a baunilha na batedeira até fica homogêneo. Adicione os ovos, 1 de cada vez, misturando em baixa velocidade após cada um. Não bata demais, ou bata manualmente. Despeje a mistura de cream cheese sobre a crostinha na forma.
  4. Asse por 50 a 55 minutos, ou até que o centro esteja quase firme, mas ainda pareça um pouco mole. Passe uma faca em volta do cheesecake para soltar do aro da forma. Refrigere o cheesecake por 3-4 horas antes de adicionar a cobertura.
  5. Corte a goiabada em pedaços e coloque em um recipiente próprio para microondas. Adicione a água e aqueça no microondas em potência alta por 3 minutos, mexa, aqueça por mais 2 minutos, mexa e repita até que todos os pedaços estejam dissolvidos. A mistura deve estar cremosa e lisinha. Dependendo da consistência da goiabada, pode ser necessário um pouco mais de água (adicione 1 colher de sopa extra por vez, com cuidado para não deixar a mistura muito líquida).
  6. Para deixar a cobertura de goiabada ainda mais cremosa e menos doce, adicione o creme de leite (opcional) e misture até incorporar. Isso faz com que a camada de goiabada fique com uma cor mais clara (quase rosa) em vez do tradicional vermelho escuro, mas a consitência e sabor ficam fantásticos!
  7. Coloque o cheesecake em um prato/bandeja de servir. Espalhe a cobertura de goiabada por cima, deixando escorrer um pouco pelos lados. Refrigere até a hora de servir.
  8. Bom apetite e prepare-se para os elogios!

NOTAS:

  • Se a mistura de cream cheese for batida demais (especialmente após a adição dos ovos), ela irá crescer mais no forno e o cheesecake vai rachar mais. Use a baixa velocidade ou misture manualmente.
  • Soltar o cheesecake do aro da forma enquanto ainda quente ajudará a evitar que ele rache mais à medida que esfriar.

Deixe uma resposta