Bolinhos de Bacalhau (ou Pastéis de Bacalhau)

O lindo país de Portugal é um paraíso gastronômico conhecido por sua excelente culinária, pela variedade de opções de pratos oferecidos para todos os gostos, e também por todas as maneiras que eles encontram para preparar e servir o bacalhau seco! 😉

Alguns pratos portugueses são mais elaborados, enquanto outros são muito fáceis de fazer em casa. O meus petisco português favorito, que pode ser encontrado em todo o país – de restaurantes, bares e padarias a casas de família – e em muitos lugares do mundo onde há uma presença portuguesa, é o Bolinho de Bacalhau ou Pastel de Bacalhau. Estes deliciosos “croquetes” não são empanados, mas ficam coradinhos por fora, enquanto permanecem macios e cremosos por dentro. Existem muitas variações desta receita, mas a proporção básica de peixe e batatas é geralmente a mesma. Aqui está uma receita dessas delicias, e não poderia ser mais simples.

Bolinhos de Bacalhau

Rende cerca de 24-30 unidades

Ingredientes:

  • 500g de lascas de bacalhau seco sem osso (coloque de molho em água fria 4 a 8h para remover o excesso de sal)
  • 500g batatas descascadas
  • 1/4 xícara de salsinha picada
  • Sal e pimenta do reino a gosto
  • 2 ovos
  • 2 colh. sopa de farinha de trigo (se for fazer fritos, e com isso a receita vai conter gluten)

Modo de fazer:

  1. Escorra a água do bacalhau, adicione água fresca para cobrir e ferva por 6-8 minutos. Coe o bacalhau, deixe esfriar um pouco e desfie com a mão (melhor se você acha que pode haver espinhas) ou passe no processador de alimentos.
  2. Reutilize a água onde o bacalhau foi cozido (dá mais sabor) ou use água com sal para ferver as batatas até ficarem bem macias. Escorra e amasse.
  3. Misture o bacalhau desfiado com as batatas e salsinha, prove e ajuste o tempero com sal (se necessário) e pimenta do reino a gosto.
  4. Adicione os ovos e misture bem.
  5. Forme os bolinhos com a mão ou use 2 colheres de sopa, pressionando a massa com duas colheres até que eles mantenham sua forma.
  6. Pincele com óleo e asse no forno ou na fritadeira elétrica (Air Fryer) a 190°C até dourar. Assados, eles não contém glúten.
    Se for fazer fritos (temperatura do óleo em torno dos 190°C), misture a farinha de trigo antes de modelar os bolinhos.

Sirva morno com molho de pimenta e bom apetite! Adicione azeitonas mistas, queijo fresco fatiado e pão para um aperitivo tradicional.

Deixe uma resposta