Bagels de Queijo (keto, low-carb, sem glúten)

Eu tenho testado muitas receitas low-carb e keto e uma das minhas favoritas é a massa de pizza “Fat Head” (link da receita en Ingles). A massa é a base de queijo e deliciosa, resistente/elástica o suficiente para cobrir/rechear como quiser, e a textura é muito parecida com a massa de pizza que conhecemos bem. Comecei a pensar que a massa parecia muito versátil e provavelmente poderia ser ajustada para fazer outros pratos substituindo a massa de trigo. Um dos primeiros desafios foi fazer bagels – e funcionou!

Eu amo bagels e tentei outras receitas keto / baixo carboidrato (low-carb), mas essa receita agora é a nossa favorita. É fácil de moldar os bagels à mão (não há necessidade de uma forma especial), não ficam quebradiços como outras receitas que eu tentei, e vira um bagel de queijo delicioso que é perfeito para sanduíches. Eles são tão bons que acho que nunca mais vou querer comprar bagels prontos de novo!

Estes bagels são keto, baixo carboidrato (low-carb) e sem glúten.

Bagels Keto de Queijo

Ingredientes

  • 2 1/2 xícara de queijo mozzarella firme ralado (ralo grosso)
  • 60 g de cream cheese
  • 2 ovos
  • 1 1/2 xícara de farinha de amêndoas
  • 1 colher de sopa de fermento em pó
  • 1 colher de chá de fibra de psyllium
  • OPCIONAL: Sementes de gergelim, sementes de gergelim preto, flocos de alho e / ou flocos de cebola (todos misturados ou qualquer combinação – para cobertura)

Instruções

  1. Pré-aqueça o forno a 200° C (400° F). Forre uma assadeira com papel manteiga ou tapete de silicone.
  2. Coloque o queijo ralado em uma tigela grande, adicione o cream cheese em pedaços pequenos. Aqueça no microondas em potêcia alta por 1 min, misture, e depois aqueça por mais um minuto. Mexa novamente até que a mistura de queijo esteja totalmente derretida, cremosa e uniforme. Se necessário, aqueça por mais tempo, verificando o ponto a cada 30 segundos adicionais.
  3. Em um recipiente separado, bata levemente os ovos e misture com a farinha de amêndoas, o psyllium e o fermento em pó.
  4. Incorpore a mistura de farinha com o queijo derretido, misturando rapidamente até formar uma massa. Se o queijo comecar a “esticar” e não estiver incorporando, aqueça a mistura um pouco mais (15 a 20 segundos de cada vez) e tente novamente.
  5. Após a massa ficar completamente uniforme (sem áreas separadas visíveis de queijo ou farinha de amêndoa), ela pode ficar ficar grudando um pouco nas mãos. Deixe esfriar ou coloque na geladeira por alguns minutos para ficar mais firme antes de  modelar os bagels.
  6. Divida a massa em 6 porções. Role cada parte até formar um cilindro. Junte as pontas e pressione para fazer o formato de “anel” de bagels.
  7. Coloque uma pequena quantidade das sementes/tempeiros em um pratinho raso. Pressione os bagels sobre as sementes/tempeiros e coloque na assadeira (lado com sementes para cima).
  8. Asse por 10-14 minutos até dourar. Deixe esfriar, parta no meio e use para sanduiches. Depois de frios, guarde na geladeira em recipiente fechado. Se quiser, pode reaquecer na torradeira ou forninho antes de servir.

NOTAS:

  • Um banho-maria pode ser usado para derreter os queijos em vez do microondas.
  • Usar ovos e farinha de amêndoas em temperatura ambiente ajuda a massa a ficar uniforme mais rapido.
  • A massa pode ser misturada à mão ou usando uma batedeira com o acessório gancho ou raquete. Como a tigela da minha batedeira não pode ir ao microondas, acho mais fácil misturar à mão em uma tigela que possa ir ao microondas.
  • Para ajudar a enrolar a massa ou se estiver grudando nas mãos, manuseie com as mãos ligeiramente molhadas ou untadas.
  • A massa também pode ser moldada em pão de hambúrguer, ou pão de cachorro-quente.

Faço esses bagels com frequência em casa. Eles são fantásticos torrados levemente, são perfeitos para o café da manhã, lanche ou uma refeição rápida, e são ótimos em qualquer combinação de sanduíche (ex. queijo, frios, ovos, salada de atum, etc.). Se você experimentar esta receita, tiver alguma dúvida ou sugestão, fale com a gente nos comentários abaixo! 🙂

 

Deixe uma resposta