Bacalhau em Cama Redonda

Nós experimentamos este prato pela primeira vez no Maria Portuguesa, um pequeno restaurante de tapas na bela cidade de Coimbra, Portugal. Tivemos que subir ladeiras e escadarias para chegar ao restaurante, mas o ambiente caseiro e comida saborosa valeram a pena. Se tiver a chance, eu recomendo uma visita. O restaurante serve ingredientes locais e simples em pratos criativos e deliciosos. Tudo o que comemos lá estava muito bom, mas a combinação de bacalhau e cogumelo portobello realmente marcou a nossa visita.

Tivemos a chance de provar muitas variações diferentes de pratos de bacalhau durante nossa viagem a Portugal, e este foi um dos poucos que quisemos recriar em casa para poder comer de novo. Então, muito obrigada ao Maria Portuguesa pela inspiração, e fico feliz em compartilhar minha versão desse prato da casa – o “Bacalhau em Cama Redonda”!

Bacalhau em Cama Redonda

Ingredientes

  • 500g de bacalhau em pedaços (desossado)
  • 4 cogumelos portobello grandes, limpos
  • 2 cebolas grandes, fatiadas finas
  • 3 dentes de alho picados
  • 2 colheres de sopa (cada) de azeite virgem extra e manteiga
  • 1 pitada de flocos de pimenta vermelha
  • 1/2 colher de chá de ervas de Provence
  • 1 folha de louro
  • 2 latas pequenas ou 1 lata tradicional (cerca de 300 ml) de creme de leite (natas)
  • Farinha de rosca (opcional)
  • Sal e pimenta do reino a gosto

Preparação:

  1. Deixe os pedaços de bacalhau de molho em água fria por pelo menos 4 horas (ou durante a noite), trocando a água 2-3 vezes. Ferva o bacalhau em bastante água por 8 a 10 minutos, escorra, deixe esfriar o suficiente para manusear e desfie em pedaços pequenos retirando quaisquer ossinhos restantes. (Isso pode ser feito com antecedência, e o peixe pode ser mantido na geladeira por alguns dias para ser usado neste prato ou outra preparação de sua escolha que use o bacalhau em pequenos pedaços. Você também pode passar os pedaços cozidos no processador de alimentos para obter uma textura mais uniforme.)
  2. Aqueça a manteiga e o azeite em uma panela grande, adicione as cebolas e cozinhe em fogo médio até ficar macio e caramelizado. Adicione o alho picado, flocos de pimenta, ervas de Provence, folha de louro e refogue até os temperos ficarem mais aromáticos. Adicione os pedaços de bacalhau e o creme de leite (natas), e cozinhe por alguns minutos. Ajuste o sal (se necessário) e adicione pimenta do reino o gosto. Retire do fogo e tire a folha de louro.
  3. Vire as tampas de portobello de cabeça para baixo, regue com um pouquinho de azeite e cubra com a mistura cremosa de bacalhau, dividindo igualmente. Polvilhe com farinha de rosca (se estiver usando) e cozinhe na Air Fryer pré-aquecida (180 °C) por 7 minutos. Se não usar a Air Fryer, asse em forno pré-aquecido (350 °F ou 180 °C) até que os cogumelos estejam macios e a cobertura tenha dourado.
  4. Sirva com uma boa salada e fatias de pão português. Bom apetite!

Deixe uma resposta