Aruba

IMG-20170309-WA0005
Iconic Aruban Divi tree at Eagle Beach | Árvore símbolo de Aruba

Olá a todos! Estou super animada de escrever esse post e compartilhar um pouco das férias que tiramos em Março de 2017. O destino foi Aruba e gostamos muito de lá. Aqui estão alguns destaques de nossas aventuras e momentos no “Happy Island”!

Aruba é uma pequena ilha no sul do Caribe (próxima da costa da Venezuela) e, juntamente com Bonaire e Curaçao, formam o “ABC” ou as ilhas do Caribe holandês. Você pode ver a influência holandesa em todos os lugares, seja na arquitetura, comida, linguagem, e com os muitos holandeses que escolhem viver no país.

Estávamos procurando opções para visitar o ABC por um tempinho, e um dia, enquanto pesquisávamos vôos para destinos mais quentinhos (para fugir do inverno canadense), vimos vôos para Aruba com preços bons. Tínhamos visto que a ilha é pequena e considerada muito segura, e também sabíamos que os pacotes com tudo incluído geralmente significam que os visitantes passam a maior parte do tempo nos resorts em vez de explorar mais o destino. Para essa viagem, queríamos ter a flexibilidade de visitar praias diferentes e atrações que nos interessaram, provar os restaurantes locais, etc., então pesquisamos os custos de aluguel de temporada, aluguel de carro, comida / restaurantes, etc., e decidimos fazer nosso próprio pacote!

Encontramos muitas opções de acomodação no AirBnB, e escolhemos um estúdio (quarto confortável com banheiro privativo e uma pequena cozinha) no bairro Seroe Blanco, em Oranjestad (capital de Aruba). A localização não era “na cara” da praia, mas como queríamos explorar várias praias da região e teríamos um carro o tempo todo, esse lugar funcionou muito bem para nós. O estúdio era muito próximo de outras comodidades, como restaurantes, supermercados, e a 5 minutos do centro da cidade, etc. A cozinha nos deu a opção de comprar umas coisas de café da manhã, lanchinhos e bebidas (e experimentar produtos diferentes), e sair do quarto direto para a praia vários dias.

A ilha possui sistema de transporte público (Arubus), mas não utilizamos, então não posso comentar sobre como funciona.

A cor do mar é incrível em Aruba, e não nos cansamos de admirar o visual em passeios pela ilha. Realmente é de tirar o fôlego! As praias que visitamos nessa viagem foram:

  • Arashi Beach – Praia mais distante do lado oeste. Belo local, mas estava ventando muito no dia em que visitamos, levantando a areia e gerando ondas maiores. Muitos grupos de turismo param lá durante o dia. A praia tem um estacionamento (gratuito), lanchonete ($), banheiros ($), e algumas cabaninhas de palha para proporcionar sombra. Acessível pelo Arubus. Perto do Farol da Califórnia.
  • Catalina Cove e Boca Catalina Beach – Uma praia pequena adjacente a uma agradável enseada rasa rodeada de rochas, cenário bonito para mergulho/snorkel com muita vida marinha. Algumas cabaninhas de palha na praia, mas sem outras amenidades. Sem estacionamento demarcado, mas espaço para estacionar no acostamento da estrada principal. Muitas excursões de catamarã para fazer snorkel param nessa enseada. Acessível pelo Arubus de Oranjestad.
  • Malmok Beach – Rasa e rochosa, outro bom local para snorkel. Muito espaço para estacionar e algumas cabaninhas de palha na praia. Sem amenidades. Nós também vimos kitesurfers lá. Acessível pelo Arubus.
  • Palm Beach – Essa é a área onde estão localizados os hotéis/resorts de vários andares (high-rise), além de muitos restaurantes / bares / amenidades. Faixa de areia larga e longa. Aluguel de cadeiras, guarda-sóis e atividades com operadores de turismo na praia. Cais longo com um bar / restaurante (Bugaloe) e outras lojas. Mesmo a praia sendo linda e ofereçendo ótimas vistas do pôr-do-sol, pode ventar bastante por lá e normalmente é bem movimentado e cheio. Estacionamento disponível na estrada atrás dos hotéis ou estacionamento pago perto dos restaurantes. Acesse a praia através de uma das passarelas públicas (há uma entre o Riu e o Hilton que se conecta diretamente ao cais). Acessível por Arubus, com várias paradas ao longo da praia.
  • Eagle Beach – Onde os hotéis e condomínios menores (low-rise) estão localizados. Um bom número de vagas de estacionamento (grátis) na praia, além de árvores e cabaninhas de palha para sombra. Aluguel de espreguiçadeiras disponível também. Hotéis, condomínios e amenidades do outro lado da rua. Acessível por Arubus, várias paradas ao longo da praia.
  • Divi Beach – Praia menor em frente ao Divi Aruba Resort. Algumas vagas de estacionamento (gratuito). Cabaninhas de palha também são gratuitas. Espreguiçadeiras de praia podem ser alugadas. No dia em que estávamos lá, o mar estava com ondas altas e fica fundo bem perto da beira, então era um pouco perigoso nadar. Acessível por Arubus.
  • Surfside Beach – Praia agradável e calma perto da Plaza Turismo e um dos letreiros de “Aruba”. Estacionamento grande e gratuito, bares / restaurantes e outras amenidades. Há um parque aquático flutuante no lado esquerdo da praia, e os pode-se ver os aviões decolando e aterrissando no aeroporto, ao lado da praia. Acessível por Arubus.
  • Mangel Halto – água rasa, cristalina e manguezais. Um local único. Ótimo para relaxar ou fazer um piquenique. Estacionamento gratuito, um bar e um deck flutuante estão localizados perto da entrada. Cerca de 800 m da parada do Arubus.
  • Baby Beach – Baía com água rasa e cristaline. Cerca de 1h de carro de Oranjestad, na área de San Nicolas. Estacionamento grátis. Espreguiçadeiras e guarda-sóis estão disponíveis para alugar. Restaurante / amenidades na praia. Parece ser acessível pelo Arubus, mas não tenho certeza de quão frequentes são os horários de ônibus.
  • Rodgers Beach – Praia pequena, à direita da Baby Beach. Mar um pouco mais agitado e parece ser um ponto bem menos “turístico”. Barcos de pesca e vistas de uma refinaria de petróleo à direita. Sem amenidades além de alguns abrigos para fazer sombra. Estacionamento grátis. Não é acessível pelo Arubus.

Algumas praias de Aruba ficam dentro do Parque Nacional de Arikok (que nós não visitamos dessa vez) e somente acessíveis com veículo 4×4, e outras praias ficam no lado de mais vento da ilha e não são indicadas para nadar, então decidimos não visitar essas.

Nossas praias favoritas foram Boca Catalina (bem pequena e tranquila, e dependendo do vento, boa para snorkeling e banhos de mar) e Surfside Beach (super bonita com mar calmo, venta menos do que algumas outras praias do lado oeste, faixa de areia larga e branquinha). Menção honrosa para Mangel Halto pela água cristalina, super rasa, e a linda combinação de praia e manguezal. Todas as praias que visitamos têm algo especial, e eu tenho certeza que você vai encontrar mais de uma para se apaixonar!

Agora, vamos falar de comida! Para uma ilha tão pequena, Aruba tem um número impressionante de restaurantes, e opções de culinária para todos os gostos e bolsos. Aqui estão alguns dos lugares que visitamos e recomendamos:

  • Don Jacinto – restaurante colombiano
  • Linda’s Dutch Pancakes & Pizza e The Dutch Pancake House – comer Dutch pancake – panqueca holandesa – é obrigatório, tanto as doces quanto as salgadas são divinas, e não esqueça do tradicional xarope schenkstroop!
  • Kamini’s Kitchen – comida caseira de Trinidade
  • Bugaloe Beach Bar & Grill – vista incrível do pôr-do-sol em Palm Beach
  • MooMba Beach Bar & Restaurant – literalmente “na areia”, linda vista do por do sol, música ao vivo, e mais badalado
  • Salt and Pepper Tapasbar & Restaurant – tapas e petiscos deliciosos e vibe descontraído
  • Jack’s Cafe – lanchonete que fica dentro do Super Food (um supermercado maravilhoso) e serve comida boa / boas porções com ótimos preços, e o café dos baristas perto da entrada é o melhor que tomamos na ilha
  • Zeerover – peixes / frutos do mar frescos comprados pelo peso e fritos na hora, em um pier super descontraído – não deixe de visitar!

Não perca: a seleção de queijos e frios, e a padaria do Super Food e pastechi (a versao local de pastel de carne ou queijo, vendido em muitos lugares da ilha, incluindo Jack’s Cafe e até mesmo no McDonald’s)!

Não costumamos fazer compras nas férias, mas notamos uma boa seleção de lojas de marca e lojas locais, especialmente perto do centro de Oranjestad e do porto de navios de cruzeiro, e pela área dos hotéis em Palm Beach.

Aruba é uma ilha linda, segura, fácil de explorar, e cheia de pessoas simpaticas e hospitaleiras que se dizem ser os “amigos que ainda não conhecemos”. Falar Inglês é muito comum, além da mistura local de holandês, espanhol e papiamento (entãao um “Portunhol” pode ajudar também). O slogan da ilha é “Biba Dushi” ou “Viva uma vida doce” em Papiamento, e reflete a atitude do país perfeitamente! Ao fim dessas férias que nos pareceram curtas demais, nós deixamos Aruba já com saudades e planejando voltar em breve!

Se você estiver indo para lá, eu sugiro baixar os aplicativos “Aruba Travel Guide” e “Visit Aruba”, que contém muitas informações valiosas e sugestões interessantes, mapas e roteiros.

Deixe uma resposta