Arroz Integral com Frango estilo Mexicano

Imagine essa cena: você chega em casa depois de um longo dia, sentindo-se cansado e sem energia para cozinhar uma refeição completa, mas sua consciência está lhe dizendo para evitar pegar comida pronta. Parece familiar? Bem, mesmo que isso aconteça com freqüência ou apenas de vez em quando, tenho certeza que acontece com todos nós.

Alguns dias atrás, eu estava com vontade de comer comida Mexicana (uma das minhas favoritas!), mas não queria ficar muito tempo na cozinha. Depois de uma olhada rápida na geladeira e despensa, eu encontrei um pouco de arroz integral, um vidro de salsa mexicana (eu sempre tento ter um ou dois sabores de salsa em casa, elas são super versáteis!), e algumas sobrecoxas de frango (já sem pele e sem osso) no freezer.

Esses ingredientes foram a inspiração que eu precisava e a missão perfeita para o meu Instant Pot (panela de pressão elétrica)! São só alguns minutos praparando os ingredientes, e a panela faz o resto. Rapidinho uma refeição deliciosa e completa estava pronta (em menos tempo do que levaria para pedir e receber um delivery!). Eu acho ótimo que posso colocar todos os ingredientes (inclusive o frango congelado) direto no Instant Pot, e tudo cozinha junto, apurando ainda mais os sabores – e no fim não fica uma pilha de panelas para lavar!

Se você não tem uma panela de pressão elétrica, você pode fazer esta receita em uma panela de pressão normal no fogão, mas provavelmente  você terá que aumentar a quantidade de líquidos um pouco (panelas de pressão perdem mais umidade/vapor do que o Instant Pot). Aqui vai a receita!

Ingredientes (6-8 porções):

  • 1 colher de sopa de óleo de coco
  • 1 cebola média, picada
  • 4 dentes de alho, picados (eu bato umas 3 cabeças de alho descascado no processador de alimentos com um pouco de sal e azeite, e mantenho a pasta em um frasco de vidro pequeno na geladeira para usar quando necessário)
  • 800g de sobrecoxas de frango, sem pele e sem osso
    (cada uma cortadas em 4 pedaços, congeladas ou descongeladas)
  • 2 colher de chá de páprica defumada em pó (ou chipotle em pó)
  • 2 colheres de chá de tempero pronto para tacos
    (ou 1 colher de chá de cominho e 1/2 colher de cha de pimenta malagueta em pó)
  • 2 xícara de salsa mexicana (molho com pimentão, tomate em pedaços, etc.)
  • 2 xícaras de arroz integral (enxaguado)
  • 2 1/2 xícaras de feijão preto cozido (pode ser enlatado, enxaguado e escorrido)
  • 2 xícaras de caldo de galinha
  • Coentro fresco, picado
  • Fatias de limão (opcional)

Modo de Fazer:

  1. Ligue panela no modo “Refogar”, aqueça o óleo, adicione as cebolas e cozinhe por 2-3 minutos, em seguida, adicione o alho e cozinhe por mais um minuto, mexendo com freqüência.
  2. Adicione os pedaços de frango (congelados ou descongelados), deixe a carne corar um pouco, adicione os temperos e misture bem.
  3. Em seguida, adicione a salsa, arroz, feijão e caldo de galinha. Mexa para distribuir os ingredientes e coloque a tampa.
  4. Pressione o botão “Cancelar” (para parar o programa refogar), gire a válvula da tampa da panela para a posição de pressão, selecione um programa de cozimento e ajuste o tempo para 26 minutos.
  5. Quando o tempo de cozimento terminar, retire a pressão rapidamente, abra a tampa, mexa o arroz para distribuir qualquer resíduo de líquido e “desfiar” o frango um pouco, e adicione um pouco de coentro picado.
  6. Sirva com mais coentro fresco a gosto e uma fatia de limão para espremer sobre o arroz. Espero que gostem e ¡Buen provecho! 😉

Deixe uma resposta