Alho-Poró (ou Alho Francês) à Brás

Last updated on 17-Maio-2020

Este prato vegetariano se tornou um dos nossos favoritos, e eu tenho feito em casa uma ou duas vezes por mês. É uma refeição fácil, deliciosa, sem glúten, precisa de apenas alguns ingredientes simples e leva menos de 30 minutos para ficar pronta.

O alho-poró é chamado de alho francês em Portugal. Eu vi o Alho Francês (ou Alho-poró) à Brás pela primeira vez como uma opção vegetariana para o prato do dia em um restaurante em Lisboa e decidi experimentá-lo. Geralmente há opções de carne e peixe para os pratos do dia, então uma opção vegetariana me interessou logo, e estava muito gostoso! Desde então, eu vi o mesmo prato em outros restaurantes também, e eu fico feliz que mais alternativas vegetarianas estão aparecendo.

Das inúmeras receitas deliciosas de Portugal, uma das mais amadas e comumente servidas em restaurantes e residências (e uma das minhas favoritas) é o “Bacalhau à Brás“. Abaixo está a minha versão da receita vegetariana – o Alho-poró à Brás – inspirada na que experimentei no restaurante . É muito fácil de fazer e mais econômico do que a versão com peixe, mas sem perder no sabor!

Eu sempre gostei de alho-poró, mas Andre não era muito fã (ele até mudou muito na flexibilidade de experimentar e curtir comidas e ingredientes diferentes desde que nos conhecemos). E quando os danadinhos entravam na nossa cozinha, eu não era muito aventureira na preparação. Tenho que confessar que basicamente fazia quiche, frittata ou sopa, e nem era um vegetal que eu comprava com frequência.

Então estou muito surpresa com o quanto estamos curtindo alho-poró agora! Temos sempre na geladeira e compramos novamente assim que o acaba. Um grande motivo é esta receita “à Brás”, mas também tenho adicionado à minha receita de Strogonoff (estrogonofe) Vegano, que está incluída no cardápio regular lá de casa.

As visitas a Portugal (ou a um restaurante típico ou comemoração portuguesa) geralmente envolvem muita comida. A culinária portuguesa é ao mesmo tempo familiar e variada, com algo para todos os gostos, bolsos e ocasiões.

Devido à sua posição privilegiada no Atlântico, à costa extensa e à indústria pesqueira bem desenvolvida, o país é conhecido pelos frutos do mar frescos e pelas inúmeras maneiras como preparam o bacalhau, o ingrediente português mais conhecido pelo mundo. Dizem que existem 365 pratos de bacalhau, um para cada dia do ano, mas desconfio que existam ainda mais!

Apesar do relacionamento com o mar e seus sabores, os amantes de carne e vegetarianos também não ficarão desapontados. Portugal tem muitas opções tradicionais de receitas (ou possíveis substituições de ingredientes) para satisfazer todas as preferências alimentares e estilos de vida. É surpreendente que os portugueses tenham conseguido concentrar tanta variedade em um espaço físico relativamente pequeno, com cada região diferente do país oferecendo tradições distintas e combinações diferentes de ingredientes.

A cozinha portuguesa também possui influências mediterrâneas – demonstradas pelo amor ao azeite de oliva, pelo uso de verduras, legumes e ervas frescas, pães e outros ingredientes despretensiosos. Outras influências vêm das antigas colônias de Portugal em todo o mundo e dos primórdios do comércio de especiarias, e se manifestam principalmente na variedade de temperos usados em pratos doces e salgados.

Pessoalmente, eu acho o alho-poró perfeito para fazer “à Brás”. A maneira como eles ficam macios mas não desmancham depois de cozinhar complementa super bem os outros ingredientes. Mas também acredito que podemos “brás-ificar” outros ingredientes (como carne desfiada e/ou outros vegetais picados), juntando-os com ovos e batata palha para fazer um prato diferente usando o que temos em casa ou talvez gostamos mais do que alho-poró.

Pronto para experimentar este prato delicioso e diferente?

Alho-poró (ou Alho Francês) à Brás

Uma deliciosa versão vegetariana do prato clássico português
Tempo de Preparo10 mins
Tempo de Cozimento15 mins
Tempo Total25 mins
Tipo de Prato: Prato Principal
Culinária: Portuguesa
Referência: Sem glúten, Vegetariano
Porções: 4
Autor(a): Hellen

Ingredientes

  • 2 colh. sopa olive oil
  • 1 cebola grande, cortada ao meio e em fatias finas
  • 1 folha louro
  • 3 dentes alho descascados e picadinhos
  • 400 g alho-poró (ou alho francês) cortados em meias luas e bem lavados
  • 1 abobrinha (ou curgete) ± 200g, picada(o)
  • 6 ovos
  • ¼ xíc. leite
  • 300 g batata palha
  • sal e pimenta a gosto
  • ¼ xíc. salsinha picada, para servir
  • azeitonas verdes ou pretas, para servir

Modo de Fazer

  • Corte o alho-poró no sentido do comprimento e, em seguida, corte em meias luas (somente parte branca e verde claro). Adicione a uma tigela com água fria e mova para separar e limpar. Deixe descansar para que a areia fique embaixo. Prepare a cebola, o alho e a abobrinha.
  • Em uma panela grande, aqueça o azeite em fogo médio e refogue a cebola com a folha de louro até a cebola ficar macia. Adicione o alho e refogue por 1 minuto. Adicione o alho-poró e a abobrinha na panela. Cozinhe, mexendo sempre até que os vegetais estejam macios. Tempere com sal e pimenta a gosto.
  • Enquanto isso, bata os ovos com o leite até ficar bem combinado, tempere com uma pitada de sal e reserve.
  • Adicione 1/3 das batatas aos vegetais na panela e misture delicadamente para umedecer.
  • Adicione os ovos à panela e deixe cozinhar lentamente até firmar, mexendo e misturando delicadamente aos vegetais, mas sem deixar secar demais.
  • Quando os ovos estiverem um pouco cozidos mas ainda macios, desligue o fogo, junte a maior parte das batatas restantes e misture levemente. Essas batatas devem permanecer um pouco crocantes. Reserve um pouquinho de batata para servir.
  • Retire a folha de louro. Sirva salpicado com um pouquinho de batatas, salsinha e um fiozinho de azeite. Decore com azeitonas.
    Acompanhamento recomendado: salada de alface, tomate, cenoura ralada, cebola, etc.

Vídeo

Observações

  • Essa receita é uma versão vegetariana do famoso prato português Bacalhau a Brás
  • Para essa receita, usei alho-poró (alho francês) e abobrinha (curgete), mas também já fiz só com alho-poró e com uma combinação de alho-poró e cogumelos frescos. Outras combinações de vegetais favoritos (ou o que tiver em casa) também podem funcionar, mas eu realmente recomendo usar pelo menos o alho-poró, pois acho que imita um pouco a textura do prato de bacalhau original.

Talk to us! | Fale conosco!